Reunião de Briefing - Planejamento Amazônica Biojóias
Data: 06/04/2016
HI: 17h25
HF: 18h03
Projeto: Esse é um projeto do Comitê. Os clientes são a Ana Paula e o Renato. A ideia dos dois é criar um negócio onde os produtos seriam joias feitas pelos índios da Floresta Amazônica. Tudo começou quando o Renato teve contato com algumas etnias indígenas que fazem artesanatos com matérias primas encontradas na Floresta. Os dois planejam aumentar o contato com esses povos, para ajudá-los através da venda desses itens. Para isso, é desejo encontrar em Juiz de Fora revendedores para aumentar ainda mais o fluxo de venda. Até o ano que vem, o foco é o varejo. A partir daí, a ideia é vender as matérias primas para algum produtor da cidade. Por ser a maior Floresta do mundo, e estar presente em vários estados do Brasil e em alguns países, haverá nos produtos uma etiqueta identificando de qual local ela é originária.
Objetivo: Geração de renda para as comunidades; preservação da natureza através do incentivo da produção; valorização da produção nacional e das características naturais; foco na exclusividade.
Redes sociais:
• Facebook: https://www.facebook.com/Amaz%C3%B4nica-Bioj%C3%B3ias-749427655193954/?fref=ts
• Instagram: @amazonicabio
Planejamento: Possuem uma página no Facebook e uma conta no Instagram. Acham que seria bacana focar mais no segundo, por um aplicativo de fotos, teriam mais receptividade com as imagens dos produtos. A Ana Paula teve a ideia de compartilhar fotos de pessoas usando as peças ao ar livre, para fazer a simbiose com a natureza. Já o Renato falou que há a possibilidade de conseguir fotos dos nativos nos processos de produção. O posicionamento é mostrar que estão preocupados com a preservação, e que são contra a mineração e o desmatamento. As cores a serem utilizadas podem ser bastante fortes, por conta da Floresta e seus recursos naturais.
Objetivos da Comunicação: Vender. Querem uma marca consolidada para comercializar mais.
Público-alvo: Feminino, de todas as idades, mas buscando pessoas com mais dinheiro (de 2 a 10 salários mínimos), e que se preocupam com o meio ambiente. Mesmo que seja um produto que atenda a todas as mulheres, pelo tempo que estão no mercado já perceberam que pessoas por volta dos 30 anos consomem mais. Apesar de buscarem indivíduos de classes sociais mais elevadas, não querem ter o estereótipo de venderem para "patricinhas".
Conhecimento sobre redes sociais: Não possuem nenhum conhecimento. Poucos acessos e muito tempo sem postagem. A comunicação ficaria a cargo totalmente da Acesso.
Dificuldades: Alcançar as pessoas certas, fazendo um conteúdo mais estético. Em relação à divulgação, irão procurar parceiros.
Investimento: por volta de R$100,00 para as redes sociais
Cores: Trabalhar com verde, com curvas, relacionando aos rios da Amazônia. Preto e marrom por serem as cores dos rios que cortam a Floresta. Traços iconográficos dos indígenas. Na Identidade Visual é bom usar tipografia.
Concorrentes:
• Índias do Brasil: https://www.facebook.com/IndiasDoBrasil/?fref=ts
Os clientes gostam da ideia de como gerenciam a rede social, mas não curtem o fato de usarem modelos que não são indígenas.
Valor: Os produtos não passam de R$100. No portfólio há brincos, pulseiras e colares.
Visão: Exclusividade, originalidade e responsabilidade socioambiental. É preciso saber respeitar os indígenas e a Floresta.
DDL entrega do planejamento: 13/04
Atualizado em 13/04